(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder de esquerda apresenta candidatura à presidência do Egito


postado em 19/04/2014 11:16

O líder de esquerda egípcio Hamdeen Sabahi apresentou sua candidatura às eleições presidenciais de 26 e 27 de maio, que têm como favorito Abdel Fatah al-Sisi.

O período para o registro de candidaturas termina no domingo.

"Se Deus quiser, vamos travar uma grande batalha vitoriosa", declarou Sabahi, apesar da grande popularidade de Sisi, ex-comandante das Forças Armadas e líder do movimento que destituiu o presidente islamita Mohamed Mursi em julho do ano passado.

Segundo a equipe de campanha, Sabahi, de 59 anos, reuniu 31.100 assinaturas de eleitores em 17 províncias, número bastante superior às 25.000 necessárias para validar a candidatura.

"Sabahi é o símbolo da liberdade", gritaram simpatizantes que o acompanharam à sede da Comissão Eleitoral.

Detido em várias ocasiões durante a presidência de Hosni Mubarak e do antecessor Anuar al-Sadat, Sabahi foi o terceiro colocado nas primeiras eleições democráticas no país, em 2012, vencidas por Mursi.

Sisi apresentou a candidatura em 14 de abril.

O possível terceiro candidato, Mortada Mansur, um advogado que preside um clube de futebol, anunciou neste sábado que desistiu da disputa para apoiar Sisi.

Os críticos de Sisi temem que ele restabeleça um regime autocrático. Segundo a Anistia Internacional, a repressão que ele comandou contra a Irmandade Muçulmana terminou com a morte de mais de 1.400 islamitas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)