(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Emissário americano se reúne separadamente com palestinos e israelenses


postado em 18/04/2014 15:46

O enviado americano Martin Indyk se reuniu separadamente nesta sexta-feira com os negociadores palestinos e israelenses, após uma reunião tripartite que não permitiu o desbloqueio do processo de paz.

Indyk encontrou em Jericó (Cisjordânia) o negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, segundo uma fonte palestina.

Do lado israelense, não há confirmação sobre uma possível reunião com Indyk.

De acordo com a imprensa israelense, uma nova reunião tripartite poderá acontecer nos próximos dias.

As discussões entre as três partes na quinta-feira à noite em um hotel em Jerusalém foram "muito difíceis", disse à AFP uma autoridade palestina, assegurando que as divergências ainda são muitas.

"Não houve nenhum avanço", disse.

Israelenses e palestinos têm multiplicado os gestos de hostilidade desde que Israel se recusou a libertar, conforme o programado, em 29 de março o último contingente de presos, exigindo uma extensão das negociações de paz para além do prazo de 29 de abril.

Ambos os lados "estão trabalhando em um acordo que lhes permitiria prolongar as negociações" para além do prazo, garantiu esta semana a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, se disse disposto a prolongar as negociações até o final do ano, como exigido por Israel e a diplomacia americana. Mas exigiu que o governo israelense liberte, como prometido, o último grupo de presos, que pare com a colonização e se comprometa a dedicar os primeiros três meses das novas negociações "a uma discussão séria sobre as fronteiras".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)