(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kiev promete descentralização e "status especial" para língua russa


postado em 18/04/2014 12:46

As autoridades pró-Ocidente de Kiev prometeram nesta sexta-feira a descentralização e um "status especial" para a língua russa com o objetivo de reduzir a tensão no leste do país.

"O governo ucraniano está disposto a realizar uma reforma constitucional de envergadura que dará amplos poderes às regiões. Damos um status especial à língua russa e garantimos a proteção desta língua", declarou o primeiro-ministro Arseni Yatseniuk em um discurso à nação ao lado do presidente interino Olexander Turchynov.

O anúncio foi feito um dia depois do acordo internacional para tentar acabar com a crise, que prevê, entre outras medidas, uma reforma da Constituição.

"Queremos que se instale a concórdia na Ucrânia. O governo está disposto a modificar o código fiscal e orçamentário para dar recursos financeiros a cada território ucraniano", completou o primeiro-ministro.

"Nosso governo é o governo de Donetsk (leste), de Lviv e Ternopil (oeste nacionalista), de Lugans (leste) e de Simferopol", insistiu Yatseniuk.

Simferopol é a capital da península da Crimeia, anexada pela Rússia em março.

"Podemos preservar o Estado ucraniano", concluiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)