(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Godard, Cronemberg e Loach na disputa pela Palma de Ouro em Cannes


postado em 17/04/2014 11:37

Os filmes mais recentes do francês Jean-Luc Godard, do canadense David Cronenberg, do britânico Ken Loach e dos irmãos belgas Dardenne estão entre os selecionados para a mostra competitiva da Palma de Ouro do Festival de Cannes.

O Brasil está representado na mostra 'Un Certain Regard' com o documentário 'The Salt of the Earth', sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, dirigido pelo alemão Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo.

"Uma viagem através do cinema do mundo", resumiu o diretor geral do festival, Thierry Frémaux, sobre a mostra oficial de 49 longas-metragens de 28 países, 18 deles na disputa pela Palma de Ouro.

A Croisette receberá de 14 a 25 de maio estrelas como Meryl Streep, Robert Pattinson, Ricardo Darín, Berenice Bejo, Hilary Swank, Nicole Kidman e Marion Cotillard, entre outras.

O júri será presidido pela diretora neozelandesa Jane Campion, a única mulher que conquistou uma Palma de Ouro, por "O Piano" em 1993.

Este ano dois filmes dirigidos por mulheres disputam o prêmio: "Le Meraviglie", da italiana Alice Rohrwacher e ""Futatsume no mado", da japonesa Naomi Kawase.

Frémaux afirmou que a seleção reflete uma "certa audácia, dos filmes e daqueles que os realizaram".

A América Latina estará representada na disputa pelo filme argentino "Relatos salvajes", de Damián Szifrón e com Ricardo Darín como protagonista.

"O festival está orgulhoso de receber na mostra competitiva Jean-Luc Godard, que aos 83 anos continua fazendo um cinema muito singular", afirmou Frémaux.

O cineasta exibirá no festival "Adieu au langage" (Adeus à linguagem).

Entre os cineastas franceses selecionados está Michel Hazanavicius, que venceu o Oscar por "O Artista" e que apresentará "The Search", protagonizado por Annette Benning e Berenice Bejo.

Bejo venceu ano passado o prêmio de melhor atriz em Cannes por "O Passado".

Outros diretores francês na mostra são Olivier Assayas ("Carlos"), que apresentará "Sils Maria", protagonizada por Kristen Stewart e Juliette Binoche, e Bertrand Bonnello com "Saint Laurent", outro filme sobre a vida do estilista, encarnado por Gaspard Ulliel.

O Canadá também terá uma forte presença, a começar com David Cronenberg e seu "Maps to the stars", que critica Hollywood e o "estilo de vida nas sociedades muito avançadas", com Robert Pattinson e Julianne Moore. Atom Egoyan exibirá "Captives" e Xavier Dolan "Mommy".

O cinema dos Estados Unidos será representado por Tommy Lee Jones e "The homesman", que tem Hilary Swank e Meryl Streep no elenco, e por Bennett Miller, diretor de "Capote", que retorna a Cannes com "The foxcatcher".

Da Grã Bretanha, Ken Loach, (Palma de Ouro em 2006) apresenta "Jimmy's hall", um filme histórico situado na Irlanda, e Mike Leigh comparece com "Mr. Turner", sobre o pintor britânico J.M.W Turner.

Os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne tentarão a façanha inédita da terceira Palma de Ouro com "Deux jours, une nuit", que tem Marion Cotillard como protagonista.

Na mostra 'Un Certain Regard', que reúnce cineastas consagradas com jovens talentos, além do filme sobre Sebastião Salgado, o destaque é o primeiro filme dirigido pelo ator Ryan Gosling, "Lost River".

O festival não esqueceu da realidade política e exibirá filmes sobre os conflitos na Ucrânia e na Síria.

E o filme de abertura do festival, algo que sempre provoca alguma polêmica, será "Grace: A Princesa de Monaco", de Olivier Dahan, com Nicole Kidman no papel de Grace Kelly, um longa-metragem que desagradou o palácio monegasco.

A seguir a lista dos 18 filmes que disputarão a Palma de Ouro do Festival de Cannes:

- "Sils Maria", de Olivier Assayas (França)

- "Saint Laurent", de Bertrand Bonello (França)

- "Kis Uykusu" ("Sonho de inverno"), de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)

- "Maps to the stars", de David Cronenberg (Canadá)

- "Deux jours, une nuit" ("Dois dias, uma noite") de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica)

- "Mommy", de Xavier Dolan (Canadá)

- "Captives" de Atom Egoyan (Canadá)

- "Adieu au langage" ("Adeus à linguagem") de Jean-Luc Godard (França)

- "The search" de Michel Hazanavicius (França)

- "The homesman", de Tommy Lee Jones (EUA)

- "Futatsume no mado" ("Duas janelas"), de Naomi Kawase (Japão)

- "Mr Turner", de Mike Leigh (Grã-Bretanha)

- "Jimmy's hall", de Ken Loach (Grã-Bretanha)

- "Foxcatcher", de Bennett Miller (EUA)

- "Le Meraviglie" ("As maravilhas"), de Alice Rohrwacher (Itália)

- "Relatos salvajes", de Damian Szifron (Argentina)

- "Timbuktu", de Abderrahmane Sissako (Mauritânia)

- "Leviathan", de Andrey Zvyagintsev (Rússia)

Film de abertura (fora da competição): "Grace de Monaco", de Olivier Dahan (França).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)