(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após Fukushima, Japão depende quase totalmente da energia fóssil

País sofre com desativação de usinas nucleares, que representavam um quarto da energia do país


postado em 16/04/2014 17:37 / atualizado em 16/04/2014 18:00

Funcionários trabalham com proteção anti-radiação em instalação na usina nuclear de Fukushima(foto: Tomohiro Ohsumi/Reuters)
Funcionários trabalham com proteção anti-radiação em instalação na usina nuclear de Fukushima (foto: Tomohiro Ohsumi/Reuters)

Mais de 92% da energia japonesa provém de fontes fósseis, devido às consequências do acidente nuclear de Fukushima, anunciou o governo em um compêndio de estatísticas anuais de abril de 2012 a março de 2013.

A proporção somada de petróleo, carvão e gás natural nunca foi tão alta desde 1977, segundo dados publicados pelo Ministério de Comércio e Indústria (Meti) do Japão.

Esta dependência crescente ocorre devido à paralisação progressiva de todos os reatores do arquipélago depois da catástrofe atômica de Fukushima, provocada pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março de 2011.

Anteriormente, a energia nuclear representava 10% da energia primária (obtida de fontes naturais) e gerava um quarto da eletricidade produzida. Mas em 2012, esta proporção recuou 0,6% e atualmente é nula.

As energias renováveis, incluindo a hidráulica, somaram apenas 7,20% da matriz energética do país em 2012-2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)