(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Boston presta homenagem às vítimas de atentado


postado em 15/04/2014 10:40 / atualizado em 15/04/2014 11:52

Cerimônia de homenagem às vítimas do atentado de Boston(foto: Jared Wickerham / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
Cerimônia de homenagem às vítimas do atentado de Boston (foto: Jared Wickerham / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

A cidade de Boston homenageia nesta terça-feira as vítimas do atentado ocorrido há um ano na linha de chegada de sua tradicional maratona.

As homenagens ocorrerão no local dos atentados e no Centro de Convenções e Memorial de Veteranos de Hynes, os dois localizados na rua Boylston.

Duas bombas artesanais, supostamente fabricadas por dois irmãos de origem tcheca, Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, explodiram na tarde de 15 de abril de 2013, na chegada da maratona mais antiga do mundo. Três pessoas morreram, e 264 ficaram feridas.

Os autores foram identificados dias depois, graças a imagens de câmeras de segurança. Uma longa caçada mobilizou centenas de policiais e tropas de segurança.

Investi(foto: Darren McCollester/Getty Images/AFP)
Investi (foto: Darren McCollester/Getty Images/AFP)
Tamerlan, de 26 anos, foi morto pela polícia em 19 de abril, depois de ter matado um oficial. Já Dzhokhar, hoje com 20 anos, foi preso horas mais tarde e atualmente espera seu julgamento. É acusado de 30 crimes, e o governo americano anunciou em 30 de janeiro que pedirá a pena de morte.

A cerimônia "vai prestar homenagem aos atingidos pelos acontecimentos do ano passado, incluindo os que perderam suas vida, os sobreviventes e os socorristas", de acordo com os organizadores.

Novas medidas de segurança

A maratona de Boston, disputada desde 1897, será realizada neste ano no dia 21 de abril. Os organizadores ampliaram o número de inscritos, que nos últimos anos era de 27.000, para 36.000. O recorde é o da corrida de 1996, quando 38.708 comemoraram o centenário da prova.

Entre as novas medidas de segurança, foi anunciada para os participantes a proibição de mochilas, garrafas de vidros e qualquer recipiente que contenha mais de um litro de líquido.

Para os espectadores, é aconselhável cumprir as mesmas normas. Nenhum dos objetos está proibido, mas foi avisado que quem não seguir as recomendações será submetido a inspeções.

No ano passado, os irmãos Tsarnaev, que se passavam por espectadores, esconderam as bombas em mochilas, que foram abandonadas perto da chegada.

Também será disponibilizado um sistema de alerta para "compartilhar informações importantes sobre a segurança pública" através de um aplicativo para celulares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)