(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dinamarca: Socialistas abandonam coalizão


postado em 30/01/2014 13:49

Copenhague, 30 - Um pequeno partido socialista abandonou nesta quinta-feira a coalizão de governo da Dinamarca em meio a um desentendimento em relação ao plano de vender a estatal Dong Energy ao banco Goldman Sachs e outros investidores, mas a debandada de ministros não foi suficiente para tirar do poder o governo de centro-esquerda.

A saída do Partido Popular Socialista encerra um período de mais de um ano de desacordo interno entre facções contrárias e favoráveis à venda. Os outros dois partidos da coalizão estão unidos em favor do negócio.

A líder do Partido Popular Socialista, Annette Vilhelmsen, formalizou hoje a retirada dos seis ministros da legenda do gabinete de governo.

Apesar de isso enfraquecer a coalizão, a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, informou que permanecerá no governo porque ainda conta com o apoio dos socialistas no Parlamento.

Algumas horas depois, a comissão de finanças do Parlamento aprovou a venda de uma fatia de 19% da Dong Energy ao Goldman Sachs por 8 bilhões de coroas dinamarquesas, quantia equivalente a US$ 1,5 bilhão.

A venda tem como objetivo recuperar as finanças da Dong Energy, a maior companhia energética da Dinamarca. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)