(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição e governo cara a cara


postado em 25/01/2014 06:00 / atualizado em 25/01/2014 09:10

Genebra – A conferência de paz sobre a Síria começou o dia repleta de desentendimentos e representantes do governo do presidente Bashar al-Assad chegaram a ameaçar abandonar as negociações. Do lado da oposição, os delegados reclamavam que os enviados do regime não estavam completamente comprometidos com a agenda das conversas, pois exigiam que os negociadores do governo assinassem a declaração das grandes potências, feita em 2012, pedindo a instalação de um governo de transição na Síria. A exigência foi rejeitada pelo governo

 

Diante do impasse, o mediador internacional para a crise no país árabe, Lakhdar Brahimi, se encontrou com representantes de ambos os lados separadamente e conseguiu agendar para hoje uma reunião com a presença dos rivais. “Espero que seja um bom começo e continuemos (a negociação) até o fim da próxima semana. As discussões que tive com as duas partes foram encorajadoras”, afirmou .

 

Oubai Shahbandar, conselheiro da oposição, disse que "há sérias divisões na delegação do governo". "O objetivo é que a primeira rodada de conversas dure até a próxima sexta-feira, mas as expectativas estão tão baixas que veremos como as coisas se desenvolverão a cada dia", afirmou um diplomata ocidental sem se identificar. Outro impedimento é o boicote ao diálogo das principais forças rebeldes em combate.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)