(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA lamentam a execução de um mexicano no Texas


postado em 23/01/2014 16:07

O departamento de Estado americano lamentou nesta quinta-feira a decisão das autoridades do Texas de executar o mexicano Edgar Tamayo, já que seu caso havia sido alvo de uma decisão do Tribunal Internacional de Justiça.

"O departamento lamenta a decisão do Texas de proceder com a execução do senhor Tamayo sem revisão nem reconsideração do caso, mas mantém seu compromisso de trabalhar para cumprir com nossas obrigações internacionais", afirma uma nota da chancelaria americana.

Edgar Tamayo Arias, de 46 anos, foi executado na noite de quarta-feira com uma injeção letal em uma prisão do estado americano do Texas.

Tamayo, condenado pela morte de um policial em 1994, foi declarado morto às 21h32 locais (01h32 desta quinta-feira de Brasília), informou à AFP um porta-voz do sistema penitenciário em Huntsville, Texas, onde a execução foi realizada.

Quase simultaneamente, o governo mexicano emitiu uma nota oficial lamentando em termos enérgicos a morte de seu cidadão.

O caso de Tamayo provocou uma verdadeira chuva de apelos e intervenções diplomáticas e judiciais para tentar suspender a execução.

Os advogados alegam que no momento de sua detenção, depois de assassinar o policial Guy Gaddis em Dallas, Texas, Tamayo quase não falava inglês e não foi autorizado a se comunicar com o consulado mexicano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)