(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polêmica por detalhe esculpido em estátua de Mandela


postado em 22/01/2014 17:31

Johanesburgo, 22 - Um detalhe em uma nova escultura de Nelson Mandela irritou as autoridades da África do Sul. Projetada para ser a maior estátua do ex-presidente sul-africano, com 9 metros de altura, a obra possui um pequeno coelho esculpido dentro de uma das orelhas de bronze. Jornais locais disseram que os dois artistas responsáveis pela escultura, Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren, acrescentaram o animal na estátua como uma forma de assinatura de seu trabalho.

Autoridades sul-africanas exigem que o coelho seja removido da estátua, inaugurada um dia após o funeral de Mandela, em 16 dezembro, em frente ao complexo do governo em Pretória.

O Ministério de Artes e Cultura informou que não sabia que os dois escultores tinham acrescentado o detalhe à obra.

Segundo o jornal Beeld, os artistas disseram que acrescentaram o coelho como uma marca do trabalho, depois que as autoridades do país os impediram de incluir sua assinatura nas calças da estátua.

De acordo com o ministro da Cultura e Artes da África do Sul, Paul Mashatile, os escultores pediram desculpas por qualquer ofensa àqueles que consideraram a atitude desrespeitosa com o legado de Mandela.

A pasta informou, em comunicado, que existem discussões em andamento sobre como remover o detalhe sem causar qualquer dano a estátua. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)