(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quebra-gelo chinês se liberta de gelo polar


postado em 07/01/2014 09:25

Um quebra-gelo chinês preso no gelo no Ártico conseguiu se libertar nesta terça-feira aproveitando as condições meteorológicas favoráveis, indicou a imprensa chinesa.

Um vento do oeste ajudou o "Xue Long" (Dragão das neves) a se libertar do gelo polar que o impedia de navegar, indicou o jornal The China Daily.

A embarcação ficou presa ao tentar ajudar um navio russo que também ficou bloqueado.

"A embarcação já conseguiu sair da zona em que estava bloqueado" e está a caminho das águas nas quais poderá navegar livremente, inciou a agência oficial Xinhua.

O vento de oeste ajudou no deslocamento dos blocos de gelo que prendiam o navio chinês, três vezes mais espessos do que os que a embarcação é capaz de partir, segundo Xinhua.

O helicóptero do "Xue Long" resgatou na quinta-feira passada os passageiros do navio russo "Akademik Chokalskiï", bloqueado desde 24 de dezembro 100 km a leste da base francesa Dumont d'Urville.

Mas o navio chinês acabou caindo na mesma armadilha. Equipado com um salão de esportes, cinema e mesas de ping-pong, o "Xue Long" tinha suprimentos suficientes até abril e água doce até o mês que vem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)