(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chanceler holandês: "é tempo" de a União Europeia atualizar seus laços com Cuba


postado em 06/01/2014 19:40

O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Frans Timmermans, declarou nesta segunda-feira em Havana que "é tempo" de a União Europeia (UE) atualize seus laços com Cuba, que estão limitados desde 2003.

"É tempo de a União Europeia atualizar suas relações com Cuba, com base em todos os fatos que estão acontecendo" na ilha, disse Timmermans durante um encontro com o vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas, segundo a televisão cubana.

O chanceler holandês, que chegou domingo à ilha na visita oficial, destacou que seu país "tem especial interesse no fortalecimento dos laços bilaterais" com Cuba, a partir das possibilidades para "nossos negócios" que abriram as reformas econômicas do presidente Raúl Castro.

A cooperação europeia a Cuba foi suspensa em 2003 por causa da prisão de 75 opositores na ilha, e retomada em outubro de 2008, depois de que ambas partes iniciaram um diálogo político em junho desse ano.

Desde então Havana assinou acordos bilaterais com uma dezena de países da UE, mas o bloco mantém vigente a "Posição Comum" adotada em 1996, que condiciona os laços com Cuba a avanços nos direitos humanos.

Na terça-feira, Timmermans conversará conversas com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, com quem assinará um memorando "sobre o estabelecimento de um mecanismo de consultas bilaterais", segundo a chancelaria local.

Também se reunirá com o ministro cubano de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, e visitará o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Havana, uma das instituições científicas mais importantes da ilha.

Cuba e Holanda assinaram em julho, em Havana, um acordo para estimular suas relações e a cooperação em comércio, investimentos, agricultura, saúde, cultura e esportes.

A Holanda é um dos principais sócios comerciais europeus de Cuba, atrás da Espanha e a troca de mercadorias em 2012 subiu a 792 milhões de dólares, segundo cifras oficiais cubanas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)