(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

El Salvador declara alerta amarelo por vulcão Chaparrastique


postado em 29/12/2013 17:31

O lançamento de cinzas pelo vulcão Chaparrastique fez com que a Direção-Geral da Defesa Civil de El Salvador declarasse alerta amarelo, sendo necessário realizar evacuações preventivas nas regiões próximas.

O Chaparrastique, que tem 2.130 metros de altura e está localizado no departamento oriental de San Miguel, 140 km de San Salvador, iniciou neste domingo um processo de erupção de cinzas, assustando a população, mas sem deixar vítimas, informaram várias fontes.

"Foi ordenada a evacuação da população que reside no raio de 3 quilômetros do vulcão", afirmou aos jornalistas o diretor da Defesa Civil, Jorge Meléndez.

Meléndez disse, ainda, que pediu que a população "mantivesse a calma" e evitasse utilizar as estradas próximas do vulcão.

O lançamento de cinzas não parou desde a ativação do vulcão, por volta das 14h35 (horário de Brasília), com uma forte explosão, segundo moradores da região.

De acordo com técnicos do Serviço Nacional de Estudos Territoriais, o Chaparrastique tem sido, historicamente, o vulcão mais ativo dos 23 existentes no país. Sua última grande erupção ocorreu em 1976, mas sua vibração é contínua.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)