(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dez personalidades que marcaram 2013


postado em 26/12/2013 11:07

Segue abaixo uma lista de dez personalidades que, de alguma forma, marcaram 2013. Foram manchete, defenderam uma causa, ou se tornaram um fenômeno social. A AFP os escolheu porque refletem o ano que passou e, talvez, sejam uma antecipação do que virá.

Edward Snowden

Todos são espionados, e todos são grampeados: do mais anônimo internauta até a chanceler alemã, Angela Merkel, e seu celular. Edward Snowden, de 30 anos, revelou para o mundo o programa americano de espionagem global, deflagrando um debate planetário sobre o respeito da vida privada. Acusado de traidor pelos Estados Unidos, para muitos, Snowden é um herói defensor das liberdades civis.

Hassan Rohani

Esgotado por sanções econômicas, o Irã volta a se abrir para o mundo e até se aproxima do "inimigo" Estados Unidos, fazendo algumas concessões em seu programa nuclear.

Rohani, um religioso moderado, pragmático e experiente, eleito presidente do Irã em junho passado, está à frente desse movimento de aproximação, que pode alterar o delicado equilíbrio de poder no Oriente Médio.

Malala Yusafzai

Alvo dos disparos de extremistas talibãs quando voltava para casa no ônibus escolar, Malala Yusafzai se tornou símbolo da luta pela educação das mulheres no Paquistão, sua terra natal, e no Afeganistão. Há vários anos, ela milita por essa causa em um blog hospedado na página da rede britânica BBC.

Malala foi salva da morte por cirurgiões britânicos e, desde então, retomou sua pregação, impressionando por sua maturidade. Ela tem apenas 16 anos.

Papa Francisco

A aparição do argentino Jorge Bergoglio na sacada da Praça de São Pedro, em 13 de março, foi uma grande surpresa. O arcebispo de Buenos Aires foi eleito papa e escolheu o nome de Francisco, o santo dos pobres, para governar os destinos de uma Igreja Católica em crise.

Um grande comunicador, mais acessível e próximo do povo do que o papa Bento XVI, Francisco mostrou estar pronto para encarar os temas difíceis que seus predecessores preferiram deixar de lado. Também se mostrou preparado para reabilitar a imagem da Igreja, desgastada aos olhos dos fiéis católicos e do restante do mundo, por uma série de escândalos - entre eles, inúmeros casos de pedofilia.

Evan Spiegel

Esse americano de 23 anos, estrela ascendente das redes sociais, permitiu-se recusar uma oferta de compra de US$ 3 bilhões, por parte do gigante Facebook, de seu aplicativo Snapchat. O aplicativo permite enviar mensagens com fotos, vídeos e texto que se autodestroem em segundos.

Desenvolvido por Spiegel e por outros quatro sócios, o aplicativo tem, atualmente, uma popularidade arrasadora entre os adolescentes.

Ben Ainslie

Os melhores momentos no esporte surgem, com frequência, quando tudo parece perdido e um esforço sobre-humano arranca a vitória das mãos da derrota. A equipe Oracle dos Estados Unidos estava à beira da humilhação na Copa América de Vela, quando Ben Ainslie, com quatro ouros olímpicos na bagagem, subiu a bordo como substituição tática. O que aconteceu foi, então, surpreendente. Ainslie liderou uma virada jamais vista diante de um placar parcial de 8-0 favorável ao Team New Zealand, e sua equipe ganhou a copa por 9-8.

Adèle Exarchopoulos

Adèle Exarchopoulos deu um sopro de emoção ao Festival de Cannes por seu papel em "A Vida de Adèle", de Abdelatif Kechiche. A jovem atriz francesa, de 20 anos, interpreta o papel de uma estudante que se apaixona perdidamente por outra jovem mulher. No momento em que, na Europa e nos Estados Unidos, os casais homossexuais vão conquistando o direito de se casarem, o filme não é visto nem rotulado como uma obra militante. É apenas uma história de amor.

Camila Vallejo

A chilena Camila Vallejo é um dos novos rostos dos movimentos de contestação que agitam vários países da América Latina. Aos 25 anos, acaba de ser eleita deputada pelo Partido Comunista, em um país e em uma região onde a presença feminina é cada vez maior na classe política. A socialista Michelle Bachelet acaba de recuperar a presidência do Chile, derrotando outra mulher, a conservadora Evelyn Matthei. Passo que já foi dado por Brasil e Argentina, com Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, respectivamente.

Príncipe George

A popularidade excepcional da família Real britânica encarnou este ano em um pequeno bebê, o príncipe George, e no papel impecável desempenhado por seus pais, o príncipe William e sua mulher, Kate. George é o terceiro na linha de sucessão ao trono, atrás de seu pai e do avô, Charles. Aos 65 anos, o príncipe Charles ainda espera por seu grande momento para ser rei - o que parece cada vez mais difícil diante da longevidade de sua mãe, a rainha Elizabeth II, de 87 anos.

James Foley

As vozes independentes do interior da Síria foram desaparecendo, à medida que rebeldes vinculados aos islâmicos da rede Al-Qaeda assumiam o controle de grandes zonas ocupadas pela oposição, sem que o regime de Bashar al-Assad desse sinais de compromisso. As notícias sobre ameaças, sequestros e assassinatos de jornalistas se intensificaram em 2013. O colaborador da AFP James Foley foi um dos cerca de 30 repórteres feitos reféns. A campanha de sua família para localizá-lo e libertá-lo é uma prova de que James e seus colegas desaparecidos não foram esquecidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)