(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avião com caixão de Mandela pousa em sua província natal

O primeiro presidente negro da África do Sul será sepultado no domingo


postado em 14/12/2013 09:18 / atualizado em 14/12/2013 11:59

O corpo de Mandela, que faleceu em 5 de dezembro aos 95 anos, deixou a base aérea em um avião militar escoltado por dois caças (foto: AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN )
O corpo de Mandela, que faleceu em 5 de dezembro aos 95 anos, deixou a base aérea em um avião militar escoltado por dois caças (foto: AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN )


O caixão com o corpo do líder sul-africano Nelson Mandela chegou neste sábado à tarde a Qunu, o vilarejo onde passou a infância e onde será enterrado no domingo. O carro que transportava o caixão chegou às 16h (12h de Brasília) em Qunu, onde 300 pessoas esperavam nos dois lados da estrada para prestar o último tributo a Mandela, que faleceu em 5 de dezembro aos 95 anos. "É triste, é real, acabou, isto é tudo", disse à AFP Koleka Mkukwana, uma jovem que esperou a passagem do cortejo enrolada na bandeira sul-africana.

"Vai descansar em paz. Agora nós temos que nos unir", disse Phatwe Maxsiswa, de 32 anos. A viagem a Qunu a partir de Pretória, onde 100 mil pessoas passaram em três dias pela capela ardente, era a última oportunidade dos cidadãos de estar perto de Mandela antes do enterro.

O corpo de Mandela, que faleceu em 5 de dezembro aos 95 anos, deixou a base área Waterkloof de Pretória às 12h (8h de Brasília) em um avião militar escoltado por dois caças. O primeiro presidente negro da África do Sul será sepultado no domingo. O funeral começará às 8H00 (4H00 de Brasília), com uma cerimônia de duas horas que deve contar com a presença de 50.000 pessoas. Mas o enterro será estritamente privado, fechado à imprensa e ao público.

O Congresso Nacional Africano (ANC) prestou neste sábado a última homenagem a Mandela no aeroporto militar de Pretória, antes do caixão com o corpo do ex-presidente sul-africano ser transportado para Qunu.

O caixão, coberto com a bandeira sul-africana, foi velado por centenas de pessoas. Mandla, o neto mais velho de Mandela, fez um discurso durante o qual repassou a vida e o combate do pai da África do Sul democrática.

"Nos últimos dias estive ao lado de meu avô enquanto seu corpo era velado. Vi seu exército, seu povo, vi os sul-africanos comuns, que percorreram com ele o longo caminho para a liberdade", disse Mandla.

Depois do neto de Mandela, o presidente sul-africano Jacob Zuma discursou e destacou a virtude de comando do falecido líder, sua força de persuasão e sua capacidade de perdão.

"Precisamos de outros Madiba para que nosso país possa prosperar", afirmou Zuma. Em três dias, mais de 100.000 sul-africanos compareceram ao velório de Nelson Mandela em Pretória.

 

Funeral começará às 4h (horário de Brasília)deste domingo, em uma cerimônia de duas horas que deve contar com a presença de 50 mil pessoas(foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP)
Funeral começará às 4h (horário de Brasília)deste domingo, em uma cerimônia de duas horas que deve contar com a presença de 50 mil pessoas (foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)