(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ban pede punição a culpados de ataques químicos na Síria


postado em 13/12/2013 23:25

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convocou nesta sexta-feira a comunidade internacional a punir os autores dos ataques com armas químicas na Síria, comprovados no relatório dos inspetores da ONU publicado na véspera.

O relatório conclui que foram utilizadas armas químicas em ao menos cinco oportunidades durante o conflito sírio, mas não aponta para o regime em Damasco ou para a oposição armada.

"A comunidade internacional tem a responsabilidade moral e política de sancionar os responsáveis para prevenir outros incidentes e garantir que as armas químicas jamais voltarão a ser uma ferramenta de guerra", declarou Ban diante da Assembleia Geral da ONU.

"Deploro, nos termos mais firmes, a utilização de armas químicas na Síria, o que constitui um insulto aos valores universais da humanidade".

Ban pediu ainda aos países que não firmaram a Convenção de Proibição de Armas Químicas que o façam, e se disse "alentado" pelos progressos no desmantelamento do arsenal químico da Síria, envolvida em um conflito desde março de 2011.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)