(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Legalização da maconha no Uruguai viola convenções internacionais, diz ONU


postado em 11/12/2013 16:37 / atualizado em 11/12/2013 16:49

O organismo de controle de drogas da ONU lamentou nesta quarta-feira a legalização da maconha no Uruguai e afirmou que essa decisão viola as normas internacionais e pode revelar-se contrária aos fins do governo. "Com a legislação sobre a cannabis aprovada pelo Congresso, o Uruguai está violando as convenções de controle de drogas", afirma um comunicado da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE).

A JIFE - com sede em Viena - lamentou em um comunicado a legislação adotada na noite de terça-feira pelo Uruguai, afirmando que ela infringe a Convenção Única de Narcóticos de 1961, da qual o país é signatário. O presidente da Junta, Raymond Yans, se disse "surpreso" com o fato de as autoridades uruguaias terem "conscientemente decidido ultrapassar as disposições legais do tratado, discutidas e adotadas internacionalmente".

O Parlamento do Uruguai adotou definitivamente na terça o texto que regula a produção e a venda de maconha pelo Estado - em uma iniciativa sem precedentes no mundo. "A decisão do legislativo uruguaio não leva em conta seus impactos negativos à saúde", disse Yans.

"O uso e o abuso de maconha por jovens, em especial, pode ter uma séria influência em seu desenvolvimento", considerou ainda o presidente da JIFE, um organismo independente que fiscaliza a implementação das convenções internacionais das Nações Unidas para o controle de drogas.

"Fumar maconha é mais cancerígeno do que fumar tabaco", lembrou a agência. Para Yans, também é lamentável que resultados de pesquisas científicas não "tenham sido levados em consideração pelos parlamentares".

O objetivo da lei - reduzir a criminalidade - "está ancorado em hipóteses frágeis e não fundamentadas", criticou Yans. Na visão do presidente, a medida não protegeria os mais jovens, mas diminuiria a idade do primeiro consumo de maconha, "levando a problemas de desenvolvimento e a uma propulsão precoce ao vício".

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) manifestou seu apoio ao parecer do Painel e lembrou os compromissos assumidos por Montevidéu.

"Assim como as drogas ilícitas são responsabilidade compartilhada por todos, é preciso que todos os países trabalhem conjuntamente e estejam de acordo sobre como combater este desafio mundial", disse o UNODOC em comunicado.

A lei uruguaia prevê três formas de acesso ao produto: o cultivo para seu próprio consumo, o cultivo em clubes de consumo e a venda em farmácias, sob controle público (no máximo 40 gramas por mês). Qualquer tipo de publicidade será proibido e tanto cultivadores quanto consumidores - uruguaios maiores de idade obrigatoriamente - deverão se inscrever num cadastro nacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)