(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

As frases memoráveis de Mandela


postado em 06/12/2013 00:40

Nelson Mandela seduzia plateias com sua inteligência e, em seguida, as arrebatava com suas observações. Segue abaixo uma seleção de algumas de suas frases mais memoráveis:

"Nenhum poder na Terra é capaz de deter um povo oprimido, determinado a conquistar sua liberdade", junho de 1961.

"Eu lutei contra a dominação branca, e eu lutei contra a dominação negra. Eu nutri o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver para alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer", no julgamento por traição em abril de 1964, em Rivonia, quando foi confrontado com a possibilidade de ser condenado à morte.

"Eu me coloco aqui, diante de vocês, não como um profeta, mas como um humilde servo de vocês, o povo", ao ser libertado da prisão, em fevereiro de 1990.

"Que nunca, nunca, nunca mais esta bela terra experimente novamente a opressão de um pelo outro e sofra a indignidade de ser a escória do mundo. Que a liberdade reine" - discurso de posse como presidente, em maio de 1994.

"O prêmio foi um tributo a todos os sul-africanos e especialmente àqueles que lutaram; Eu aceitarei em nome deles", ao receber o Prêmio Nobel da Paz em dezembro de 1994.

"Tarde na vida, estou desabrochando como uma flor por causa do amor e do apoio que ela me dá", ao se casar com Graça Machel, em julho de 1998, aos 80 anos.

"Eu me retiro com a consciência tranquila, sentindo que cumpri meu dever, de alguma forma, com meu povo e meu país", ao deixar a presidência, em maio de 1999.

"Pelo menos podemos ficar bêbados... Da próxima vez, vamos vencer", em junho de 2000, depois que a Alemanha eliminou a África do Sul da disputa para sediar a Copa do Mundo de 2006.

"Meus chefes sempre disseram que eu tive 27 anos na prisão para vadiar. Agora é hora de correr atrás", sobre a vida na aposentadoria em novembro de 2000.

"Uma questão que me preocupava profundamente na prisão era a falsa imagem que eu projetei involuntariamente para o mundo exterior; de ser visto como um santo", declaração em seu último livro, "Conversations with Myself" (em tradução livre, "Conversas comigo mesmo"), de 2010.

"A ameaça da morte não evocou em mim o desejo de fazer o papel de mártir. Estava pronto para fazê-lo caso precisasse. Mas a ansiedade de viver sempre prevaleceu", sobre o risco da execução, em "Conversations with Myself".

"Nossa pretensão é de uma sociedade não racial... Estamos lutando por uma sociedade em que o povo deixará de pensar em termos de cor... Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias" - trecho do livro.

"O que condeno é que uma potência, com um presidente sem visão, incapaz de pensar de forma adequada, agora quer mergulhar o mundo em um Holocausto", sobre o então presidente americano, George W. Bush, na escalada prévia à guerra no Iraque, em janeiro de 2003.

"Deveríamos levar a sério nossas próprias experiências e desempenho. Em um mundo cínico, nós nos tornamos inspiração para muitos" - último discurso no Parlamento, em maio de 2004.

"Posso assegurar que estamos prontos, somos capazes, desejosos e capazes, assim como apaixonados em sediar a Copa do Mundo" - em maio de 2004, sobre a campanha bem-sucedida da África do Sul para sediar a Copa de 2010.

"A Aids é um grande problema a ser enfrentado pelo mundo todo. Lidar com ele requer recursos muito além da capacidade de um continente. Um único país não tem a capacidade de lidar com ele" - em seu livro, "Conversations with Myself".

"O ANC (n.r: sigla em inglês para Congresso Nacional Africano) tem a responsabilidade histórica de liderar nossa nação e ajudar a construir uma sociedade unida não racial", dirigindo-se a simpatizantes do ANC em uma mensagem pré-gravada antes das eleições de abril de 2009.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)