(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Documentário sobre Pussy Riot está entre pré-selecionados para Oscar


postado em 03/12/2013 21:25

Quinze documentários, entre eles um que conta a história da banda de punk russa Pussy Riot, disputarão um lugar na lista dos cinco indicados a melhor filme do gênero na 86ª edição do Oscar - informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira.

A pré-seleção dos 15 filmes que competirão por uma indicação inclui o documentário "Pussy Riot: A Punk Prayer", de Mike Lerner, que narra a história da banda que tem forte cunho contestador, cujas integrantes foram presas por protestarem, no ano passado, contra o presidente Vladimir Putin.

"O problema [delas] não é Putin por si só. O presidente russo simboliza, para elas, um sistema de governo ultrapassado e populista. O objetivo do grupo é maior, elas querem uma revolução feminista", disse o co-diretor Maxim Pozdorovkin, durante o festival de Sundance, em janeiro.

Outro destaque é "Twenty Feet From Stardom", um retrato das cantoras que faziam backing vocal de nomes importantes da música, como os Rolling Stones, Elvis Presley, Frank Sinata, U2, Sting e Michael Jackson. Dirigido pelo norte-americano Morgan Neville, venceu o Grande Prêmio do Júri do festival de Sundance.

Favorita também é a cine-biografia "Which way is the front line from here?" - realizada por Sebastian Junger. O filme visita 10 anos da carreira do fotógrafo britânico Tim Hetherington, morto em 2011 quando fazia a cobertura de uma rebelião em Misrata, na Líbia.

A lista completa de semi-finalistas traz os documentários "The Act of Killing", "The Armstrong Lie", "Blackfish", "The Crash Reel", "Cutie and the Boxer", "Dirty Wars", "First Cousin Once Removed", "God Loves Uganda", "Life According to Sam", "The Square", "Stories We Tell" e "Tim's Vermeer".

A Acadêmia Americana de Cinema anunciará no próximo 16 de janeiro os filmes indicados ao 86º Oscar, que acontece em 2 de março de 2014, em Los Angeles, no teatro Dolby.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)