(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vaticano e Universidade de Oxford abrem manuscritos antigos na internet

Foram disponibilizadas em hotsite imagens de bíblias e documentos bíblicos antigos, incluindo a Bíblia de Gutemberg, o primeiro livro a ser impresso no mundo


postado em 03/12/2013 17:15 / atualizado em 03/12/2013 17:30

A Bíblia de Gutemberg, primeiro livro impresso no mundo, é uma das obras que faz parte da coleção(foto: Reprodução / bav.bodleian.ox.ac.uk)
A Bíblia de Gutemberg, primeiro livro impresso no mundo, é uma das obras que faz parte da coleção (foto: Reprodução / bav.bodleian.ox.ac.uk)

A Biblioteca do Vaticano e a Biblioteca Bodleian da Universidade de Oxford digitalizaram e colocaram na internet as primeiras de 1,5 milhão de páginas de manuscritos antigos, entre eles seus respectivos exemplares da Bíblia de Gutemberg.

As bibliotecas haviam anunciado no ano passado um projeto de quatro anos de duração para digitalizar algumas das obras mais importantes de suas coleções de manuscritos hebraicos e gregos, assim como obras publicadas nos anos que se seguiram à criação da imprensa.

Além das Bíblias de Gutemberg, o site dá acesso a uma Bíblia alemã dos século 15 repleta de iluminuras.

O projeto orçado em 2 milhões de libras é financiado pela Fundação Polonsky, que se propõe a democratizar o acesso à informação.

Fundada em 1451, a Biblioteca do Vaticano é uma das bibliotecas de pesquisa mais importantes do mundo. A Bodleian é a maior biblioteca universitária da Grã-Bretanha. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)