(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU lançará primeiros 'drones' de vigilância na RDCongo


postado em 02/12/2013 19:46

A ONU lança nesta terça-feira seus primeiros aviões não-tripulados ("drones"), que serão usados para monitorar a região leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou a organização nesta segunda.

Usados na RDC e em uma operação de manutenção de paz da ONU pela primeira vez, esses aviões ajudarão a reforçar a Missão das Nações Unidas no país (Minusco), encarregada da proteção dos civis.

Os "drones" serão lançados de Goma, capital da província de Kivu do Norte (leste), com a presença do chefe de operações de manutenção de paz, Hervé Ladsous, anunciou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky, acrescentando que Ladsous já está na cidade.

Os aparelhos são "ferramentas úteis para ajudar a missão a cumprir seu mandato de proteger os civis", disse Nesirky aos jornalistas.

Segundo outra fonte da ONU, a organização vai colocar dois "drones" em funcionamento nesta terça. A expectativa é usar cinco aparelhos ao todo e manter uma operação de vigilância 24 horas, sobre o leste da RDC, até abril de 2014.

Essa região rica em minerais fica no coração de uma zona de conflitos, onde milhões de pessoas já morreram nas últimas décadas.

Nos últimos meses, as tropas da ONU apoiaram as forças da RDC em sua campanha contra os insurgentes do M23.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)