(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Australianos processam bancos por cobranças abusivas


postado em 02/12/2013 07:25

Dezenas de milhares de australianos reclamam na justiça o reembolso de milhões de dólares por cobranças dos bancos do país que consideram abusivas, no primeiro dia da ação coletiva mais importante da história da Austrália.

O escritório de advogados Maurice Blackburn representa 43.500 clientes do banco ANZ, que estimam terem sido vítimas de taxas ilegais. Este é o primeiro processo desta ação coletiva ("class action"), que reúne um total de 185.000 demandantes.

Os advogados argumentam que as cobranças bancárias por atrasos em pagamentos são abusivas e se assemelham mais a multas do que cobranças para arcar com os custos reais das instituições.

"Você pode estar no vermelho por um dólar ou atrasado um dia no pagamento e o banco cobra uma taxa desproporcional em relação ao que realmente custa esta minúscula transgressão", declarou Andrew Watson, do escritória Maurice Blackburn.

As taxas cobradas variam entre 23 e 32 dólares australianos.

O banco ANZ, um dos quatro grandes bancos australianos, é a primeira instituição a comparecer a um tribunal.

Os outros bancos denunciados pelos clientes são o BankSA, Bankwest, Citibank, Commonwealth Bank of Australia, National Australia Bank, St George e Westpac.

A ação coletiva é financiada pelo Bentham IMF, um fundo especializado em ações judiciárias maciças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)