(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vítimas australianas da talidomida serão indenizadas


postado em 02/12/2013 07:22

As vítimas australianas da talidomida, um medicamento que provocou más-formações em milhares de crianças em todo o mundo nos anos 1950-60, receberam 89 milhões de dólares australianos (60 milhões de euros), anunciaram os advogados.

Os assessores legais de 100 demandantes australianos e neozelandeses apresentaram à Corte Suprema do estado de Victoria o acordo financeiro concluído com o grupo britânico Diageo, que comprou a Distillers Company, distribuidora do remédio contra náuseas que foi proibido em 1961.

"O resultado obtido demonstra sua coragem", afirmou o advogado Peter Gordon.

Assim como milhares de crianças, Monica McGhie nasceu sem braços e sem pernas depois que sua mãe tomou talidomida durante a gravidez.

"Minha vida é uma batalha incessante há 50 anos. Este acordo não mudará em nada o meu calvário mudará, mas me permitirá enfrentar o futuro com mais confiança, sabendo que terei os meios econômicos para receber o atendimento médico que preciso", afirmou.

A talidomida, produzida pelo grupo alemão Grunenthal, foi comercializada a partir de 1956 como sedativo para aliviar as náuseas das mulheres grávidas. Foi utilizada em todo o mundo e provocou efeitos terríveis sobre os fetos.

Os cálculos estimam que entre 10.000 e 20.000 bebês nasceram sem pedaços dos braços ou pernas, ou com as mãos ou pés diretamente colados ao tronco.

Depois das graves más-formações congênitas, incluindo anomalias cardíacas e renais, a talidomida foi retirada do mercado em 1961. Depois da catástrofe, as exigências prévias para a comercialização dos medicamentos foram instauradas ou reforçadas, segundo os países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)