(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Croácia rejeita casamento gay


postado em 01/12/2013 19:40 / atualizado em 01/12/2013 21:07

Os croatas votaram neste domingo a favor de uma emenda constitucional que impede o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em um referendo promovido por ONGs conservadoras e criticado por militantes dos direitos humanos.


Segundo os primeiros resultados oficiais, sobre 33% das urnas, 64,84% votaram "sim" à pergunta sobre se o casamento deve ser definido na Constituição como "a união entre um homem e uma mulher". Atualmente, a Carta Magna não traz qualquer definição sobre o casamento.


As seções eleitorais fecharam às 18H00 GMT (16H00 Brasília) e o índice de participação era calculado em 26,75%. A Igreja Católica, muito influente neste país de 4,2 milhões de habitantes e membro da União Europeia, apoiou a realização do referendo. O governo de centro-esquerda, defensores dos direitos humanos e figuras destacadas da sociedade croata insistiram nos últimos dias para que a população rejeitasse a emenda.


Vários ativistas advertiram para a possibilidade de uma "avalanche" de iniciativas similares contra os direitos das minorias. Em 2002, a primeira Parada do Orgulho Gay (Gay Pride) realizada na Croácia foi marcada por confrontos e agressões praticadas por extremistas, mas desde então a homofobia tem diminuído no país.

Em 2003, a Croácia concedeu aos homossexuais os mesmos direitos dos casais heterossexuais que vivem em união estável, incluindo a comunhão parcial de bens.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)