(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Patriarca sírio pede aos cristãos que permaneçam na Síria


postado em 19/11/2013 13:10

Um patriarca sírio pediu nesta terça-feira a seus compatriotas cristãos para que permaneçam na Síria, onde milhares de pessoas fugiram da guerra que já causou mais de 120.000 mortes desde março de 2011.

"Eu digo aos meus filhos, permaneçam em seu país, a situação é difícil, mas o futuro será melhor se Deus quiser", declarou à AFP Gregório Laham III, patriarca dos greco-melquitas.

O patriarca também pediu aos países europeus que não "incentivem" os cristãos sírios a emigrar. "Eu digo aos países europeus, ajudem as pessoas com dificuldades, mas não os encorajem a migrar".

Segundo ele, 450.000 cristãos na Síria foram deslocadas pelo conflito e 40.000 entre eles refugiaram-se no Líbano.

O patriarca lamentou que "pelo menos 57 locais de culto cristão foram danificados desde o início do conflito", e acusou os Estados Unidos e os países ocidentais de fazer a guerra "perdurar" fornecendo armas aos rebeldes.

Uma dúzia de patriarcas e arcebispos orientais se reunirão quinta-feira com o Papa Francisco para refletir sobre como eles podem manter seus fiéis, ameaçados pelo Islã e pelos conflitos em suas regiões de origem .

Os cristãos representam cerca de 5 % da população da Síria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)