(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empregados do setor têxtil protestam contra novo salário mínimo em Bangladesh


postado em 18/11/2013 15:10

Vários milhares de funcionários do setor têxtil protestaram nesta segunda-feira contra o novo salário mínimo decidido em Bangladesh, o que levou 140 fábricas a fecharem suas portas, segundo a polícia e os industriais.

O Governo bengalês decidiu recentemente aumentar a partir de dezembro em 76% o salário mínimo, a 68 dólares.

Mas os sindicatos consideram que os funcionários do setor têxtil com mais experiência não se beneficiarão desta medida, e que certos diretores reagiram reduzindo outros benefícios, como o vale-transporte ou vale-refeição.

No bairro de Ashulia, na periferia da capital, Daca, onde estão instaladas muitas fábricas têxteis que produzem para grandes marcas ocidentais, foram registrados atos violentos, assim como em Gazipur, no norte da capital, indicou a polícia.

"Ao menos 10.000 funcionários protestaram em Konabari (distrito de Gazipur). Lançaram pedras contra a polícia e respondemos com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo", declarou um porta-voz da polícia, Shamsur Rahman, à AFP.

Segundo uma associação de fabricantes e exportadores têxteis em Bangladesh, 140 fábricas precisaram fechar nesta segunda-feira devido às manifestações.

Apesar do recente aumento dos salários, os trabalhadores do setor têxtil em Bangladesh continuam entre os mais mal pagos do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)