(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação em Nápoles contra derramamento de resíduos tóxicos pela máfia


postado em 16/11/2013 20:01

Milhares de pessoas - 30.000 segundo a polícia, 100.000 segundo os organizadores - se manifestaram na tarde deste sábado em Nápoles para protestar contra a contaminação do solo por causa de resíduos tóxicos despejados ilegalmente pela máfia, constatou um fotógrafo da AFP.

Sob uma chuva torrencial, os manifestantes gritavam "Não à Camorra", a máfia napolitana responsável por esses despejos e exigiam que os solos e águas contaminadas fossem despoluídos.

Alguns manifestantes levavam fotografias de familiares ou conhecidos que morreram de câncer e foi feito um minuto de silêncio em memória das crianças "que partiram muito cedo".

O padre Maurizio Patriciello, um dos primeiros a denunciar este caso, e o cantor italiano Nino d'Angelo lideravam a manifestação.

Os manifestantes denunciam a nocividade dos gases tóxicos resultantes da combustão de resíduos, o que levou os moradores a apelidar essa área, localizada entre Nápoles e Caserta, como "o triângulo da morte".

Vários políticos, entre eles o prefeito de Nápoles, Luigi di Magistris, participaram da manifestação, assim como associações de defesa do meio ambiente.

Segundo a associação Legambiente, em 22 anos, mais de 440 empresas, localizadas principalmente no norte do país, enterraram cerca de 10 milhões de toneladas de dejetos industriais nessa área.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)