(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exemplar do misterioso saola é detectado no Vietnã, diz WWF


postado em 13/11/2013 14:52

Um exemplar do saola, um raríssimo bovídeo parecido com um antílope, foi observado recentemente no Vietnã, despertando a esperança dos zoólogos de que a espécie possa sobreviver, apesar de sua vulnerabilidade, anunciou nesta quarta-feira o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Os cientistas do WWF localizaram o animal em setembro em uma reserva das montanhas Annamitas, na fronteira com o Laos, graças a uma câmera fotográfica com disparador automático.

É a primeira vez que um exemplar desta espécie é visto no Vietnã desde 1998.

"Quando olhamos as fotos, não podíamos acreditar no que estávamos vendo. O saola é o Santo Graal para os zoólogos do sudeste asiático", explicou Van Ngoc Thinh, responsável pelo WWF no Vietnã.

"É uma descoberta impressionante, que provoca esperanças da recuperação da espécie", acrescentou em um comunicado.

"A última vez em que um saola foi visto em plena natureza no Vietnã foi em 1998", explicou Dang Dinh Nguyen, chefe adjunto do Departamento de Proteção Florestal da província de Quang Nam (centro), que classificou esta observação de histórica, afirmando que demonstrava que os esforços mobilizados para a conservação do habitat natural do saola eram eficazes.

O WWF estima que a população selvagem de saolas é de algumas dezenas, ou inclusive de algumas centenas de exemplares.

Depois que o último saola foi observado, foi colocado em andamento um programa nesta zona para recrutar guardas florestais que evitassem a caça ilegal. Desde 2011, foram detectadas 30.000 armadilhas e mais de 600 campos de caçadores ilegais, segundo o WWF.

O saola foi identificado em 1992.

O último saola a ser observado estava no Laos, em 2010. O exemplar morreu alguns dias depois, ao ser capturado por moradores locais, indicou na época a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), mas não pôde ser fotografado antes de sua morte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)