(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missão indiana a Marte de volta aos trilhos após falha no motor


postado em 12/11/2013 19:01

A nave espacial indiana com destino a Marte foi conduzida "com êxito" para uma órbita mais elevada da Terra esta terça-feira, depois de uma breve falha no motor em uma tentativa anterior, informou a agência.

A Missão Orbitadora de Marte, lançada em 5 de novembro para uma missão de 11 meses ao planeta vermelho, está sendo "arremessada" ao seu destino final por meio de um incomum método "estilingue" de viagens interplanetárias.

Na falta de um foguete grande para enviá-la diretamente para fora da atmosfera terrestre e seu empuxo gravitacional, a nave indiana ficará na órbita da Terra até o fim do mês, à medida que desenvolve velocidade suficiente para se libertar.

Na terça, a espaçonave concluiu seu quarto reposicionamento para chegar a 100.000 quilômetros da Terra, depois de uma falha nos motores durante uma tentativa na segunda-feira, o que ativou o piloto automático.

"A quarta manobra suplementar de elevação da órbita da Nave Orbitadora de Marte foi concluída com êxito", informou em um comunicado a agência espacial indiana (ISRO, na sigla em inglês).

As primeiras três manobras, que envolveram a injeção de combustível adicional no motor do foguete, foram executadas com sucesso na semana passada.

A ISRO informou que a curta falha no motor na segunda-feira não se tratou de um revés à ambiciosa missão de baixo custo.

Nunca antes a Índia havia se aventurado em viagens interplanetárias. A empreitada é difícil, já que mais da metade de todas as missões a Marte acabaram em fracasso, inclusive a chinesa em 2011 e a japonesa em 2003.

O custo do projeto, de 4,5 bilhões de rúpias (US$ 73 milhões), é menos de um sexto dos US$ 455 milhões destinados para uma sonda marciana da Nasa, com lançamento previsto para o final do mês.

O presidente da ISRO, K. Radhakrishnan, chamou a missão de um "ponto decisivo" para as ambições espaciais da Índia e algo que provaria as capacidades do país na tecnologia de foguetes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)