(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça chilena nega liberdade condicional a repressores da ditadura de Pinochet


postado em 12/11/2013 16:52

A justiça chilena negou a liberdade condicional a Manuel Contreras, ex-chefe da polícia secreta da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), e a outros 28 repressores condenados por vários crimes de violações dos direitos Humanos.

Contreras e os demais militares aposentados "não vão conseguir reunir votos suficientes para receberem a liberdade ou não cumpriram os requisitos suficientes", declarou nesta terça-feira a Comissão de Liberdade Condicional da Corte de Apelações de Santiago, em seu relatório semestral sobre os pedidos de benefícios carcerários e liberdade condicional.

Ex-diretor da temida Inteligência Nacional (Dina), a polícia secreta que atuou nos primeiros anos da ditadura, Contreras foi condenado a centenas de anos de prisão por vários casos de sequestro, tortura e execuções.

No final de setembro, Contreras e outros oito oficiais militares aposentados foram transferidos para a prisão de Punta Peuco, com melhores condições do que em outras prisões chilenas, mas em um regime de restrições maiores.

A ordem de transferência foi dada pelo presidente Sebastián Piñera e levou um dos detentos a cometer suicídio antes da transferência.

"A decisão é totalmente compatível com o direito internacional e com as obrigações do Estado do Chile, que preveem a não concessão de qualquer benefício para aqueles que são condenados por crimes contra a Humanidade", disse Carmen Hertz, advogada de Direitos Humanos, à Rádio Cooperativa.

A ditadura de Pinochet deixou mais de 3.200 mortos, sendo que mais de 38 mil pessoas foram torturadas, de acordo com dados oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)