(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Toque de recolher e veículos blindados em cidade filipina devastada por tufão


postado em 12/11/2013 06:10

O governo das Filipinas enviou nesta terça-feira veículos blindados, criou postos de controle e decretou toque de recolher na cidade de Tacloban, em uma tentativa de acabar com os saques na localidade devastada pelo supertufão Haiyan

Tacloban, na ilha central de Leyte, foi a mais afetada pela passagem do tufão de categoria com cinco, com um balanço de pelo menos 10.000 mortos, segundo a ONU.

A devastada capital provincial - com 220.000 habitantes - sofre ainda com os saques. Sobreviventes, desesperados para obter alimentos e remédios, atacam comboios de ajuda, o que prejudica os trabalhos das equipes de emergência.

Vários sobreviventes relataram a presença de grupos que roubam bens de consumo, como aparelhos de TV e máquinas de lavar, das pequenas lojas da cidade.

O secretário do Interior, Max Rosas, anunciou o envio de forças de segurança para evitar os roubos e ajudar a restaurar a lei.

"A presença de policiais e militares, assim como das forças do governo, vai, com certeza, melhorar as coisas, mas não vai ser durante toda a noite", disse Roxas, confirmando a informação de que o governo Tacloban decretou um toque de recolher entre 22H00 e 6H00.

"É uma ferramenta que estamos usando para reduzir os saques. Sabemos que muitas pessoas não podem retornar para casa porque suas residências foram destruídas, mas esta medida é mais efetiva contra os grupos de assaltantes que buscam uma oportunidade para saquear", explicou.

Roxas destacou que o governo tem três prioridades: restaurar a paz e a ordem, levar ajuda material e começar a retirar os corpos.

"Agora que cumprimos os dois primeiros objetivos, a prioridade é localizar os cadáveres", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)