Fóssil de um ornitorrinco gigante e com dentes achado na Austrália

postado em 05/11/2013 09:01

Uma espécie extinta de ornitorrinco gigante, com uma potente dentadura, foi identificada a partir de um dente fossilizado, anunciaram cientistas australianos e americanos no Journal of Vertebrate Palaeontology.

Com o mesmo bico de pato característico de seus parentes atuais, mas dotado de dentes, com uma pele grossa e patas que lembram as de um castor, este ornitorrinco carnívoro, batizado "Obdurodon tharalkooschild", viveu entre 5 e 15 milhões de anos.

Os cientistas acreditam que media cerca de u metro, ou seja, o dobro do ornitorrinco atual.

Esta nova espécie pôde ser identificada a partir de um único molar descoberto por Rebecca Pian, da Universidade Columbia de Nova York, no sítio de Riversleigh, no estado australiano de Queensland (nordeste).

O Obdurodon tharalkooschild viveu em uma época em que se pensava que os ornitorrincos eram menores e sem dentes explica Michael Archer, da Universidade de Nova Gales del Sul.

"A nova espécie era um animal essencialmente aquático, como seu primo contemporâneo, e habitava nas imediações de pontos de água nas florestas que então cobriam a região", acrescenta Suzanne Hand, também da Universidade de Nova Gales do Sul.

Ele se alimentava provavelmente de crustáceos e de pequenos vertebrados como rãs e tartarugas, cujos fósseis foram achado no mesmo lugar.

Os ornitorrincos, que são ovíparos, só são encontrados agora no leste da Austrália.