(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Putin garante que gays se sentirão bem nos Jogos de Sochi


postado em 28/10/2013 14:16

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que todos participantes das Olimpíadas de Inverno de Sochi-2014 "se sentirão bem, qualquer que seja sua orientação sexual".

Putin, que deu esta declaração em meio à visita na cidade de Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), resolveu colocar panos quentes na polêmica desencadeada pela aprovação em junho de uma lei que reprime a "propaganda gay" no país.

"Estamos fazendo de tudo para que atletas, espectadores e visitantes se sintam bem nos Jogos Olímpicos, qualquer que seja sua nacionalidade, origem étnica ou orientação sexual", disse o presidente em discurso divulgado na televisão russa.

Representantes do (COI) e de federações russas de modalidades da olimpíadas de inverno visitaram a cidade situada entre o mar Negro e as montanhas do caucásio a 100 dias do evento, que acontecerá de 7 a 23 de fevereiro do ano que vem.

Desde que a controversa lei que pune por multas ou até penas e prisão a "propaganda gay" diante de menores de idade, vário atletas, artistas e até ministros de países do mundo inteiro fizeram críticas duras a Putin, sendo que alguns fizeram apelos para o boicote dos Jogos.

Há duas semanas, 15 atletas norte-americanos e europeus, inclusive o ex-tenista Andy Roddick, pediram para que Thomas Bach assuma uma posição firme sobre o assunto, alegando que a lei russa "é uma violação clara" da carta olímpica, que proíbe "qualquer forma de discriminação".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)