(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre aos 71 Lou Reed, guitarrista e líder do Velvet Underground

Morte do roqueiro foi reportada pela Rolling Stone neste domingo, 27. Causa ainda é desconhecida


postado em 27/10/2013 17:18 / atualizado em 28/10/2013 10:50

(foto: GREG WOOD / AFP)
(foto: GREG WOOD / AFP)

O rock perdeu neste domingo, 27, o guitarrista e líder da banda de rock Velvet Underground, Lou Reed. A morte do músico de 71 anos foi anunciada pela revista de entretenimento Rolling Stone, no início da tarde. Segundo o agente do artista, Reed faleceu por complicações hepáticas. Reed havia passado por uma cirurgia de transplante de fígado, em maio deste ano.

Nascido em Nova York em 1942, Lewis Allan Reed era reverenciado como um dos ícones do rock'n'roll, tendo feito parcerias com músicos como David Bowie e Metallica em seu currículo.


Poeta urbano e guitarrista, Lou Reed demonstrou como poucos a dureza, a tristeza e o romantismo da vida nas grandes cidades, dando espaço em suas canções até para os marginalizados, como os homossexuais e os drogados.

Produzido em 1967 pelo celebrado artista plástico Andy Warhol, 'The Velvet Underground & Nico', o primeiro álbum da banda que formou junto com John Cale e no qual cantou, a princípio, com a modelo e musa Nico, é considerado uma das obras-primas do rock.

Música perde Lou Reed, uma de suas figuras mais polêmicas e influentes

O álbum inclui canções como 'I'm Waiting for the Man' (sobre um jovem que espera a chegada do traficante), 'Sunday Morning' (que evoca a desolação da manhã após os excessos da noite anterior) e 'Heroin', hino à droga cuja dependência levaria muitos de sua geração.

Após a separação da banda, no começo dos anos 1970, Lou Reed começou uma carreira solo e em 1972 lançou seu disco mais famoso, 'Transformer', no qual se destaca a faixa 'Walk On the Wild Side', um convite a viver a uma vida de excessos e que celebra os travestis e os homossexuais.

'Satellite of Love' e 'Perfect day' são outras duas grandes canções deste álbum, regravadas por muitas bandas, sendo que a última integrou a trilha sonora do filme 'cult' Trainspotting (1996), do diretor escocês Danny Boyle. A 'Transformer' se seguiram outras obras muito conhecidas como 'Berlin' (1973) e 'Coney Island Baby' (1976).

Nos últimos anos, Lou Reed estava dedicado a vários projetos ecléticos, como uma colaboração com a banda Metallica e um livro de poesias inspirado em 'O Corvo', do escritor americano Edgar Allan Poe.

Lou Reed sofreu graves problemas de saúde nos últimos tempos, que o levaram a fazer um transplante de fígado em maio passado em uma clínica de Cleveland (Ohio, norte dos Estados Unidos).

Reed "estava morrendo", teria dito na ocasião Laurie Anderson, ao comentar a operação, admitindo não saber se seu marido conseguiria se recuperar completamente.

Veja a performance ao vivo de Lou Reed em 'Walk on the wild side':



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)