(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo atentado na periferia de Damasco; Brahimi inicia viagem


postado em 19/10/2013 18:16

A periferia de Damasco foi sacudida neste sábado por um atentado, no qual morreram 16 soldados, no momento em que o emissário da ONU Lakhdar Brahimi inicia no Egito uma viagem regional para preparar uma conferência de paz.

Segundo a agência oficial Sana, na manhã deste sábado um atentado "terrorista" foi cometido na entrada da cidade de Jaramana, perto da capital.

A agência indicou 16 civis gravemente feridos.

De acordo com a organização opositora Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), 16 soldados e 15 insurgentes islamitas morreram no atentado e nos combates que foram registrados em seguida, quando os rebeldes tentaram tomar um posto estratégico situado entre Jaramana, considerada um reduto do regime, e a cidade insurgente de Mleha.

Segundo essa ONG, que obtém suas informações de uma ampla rede de ativistas e médicos no terreno, o atentado foi cometido por um suicida da Frente Al-Nosra, um grupo jihadista ligado à Al-Qaeda.

Ainda neste sábado, nove peregrinos xiitas libaneses foram libertados na sexta-feira depois de terem passado mais de um ano em poder dos rebeldes sírios.

Eles chegaram a Beirute em um voo proveniente da Turquia, constataram correspondentes da AFP.

Também foram libertados os dois pilotos turcos sequestrados em agosto em Beirute em represália à ação contra os peregrinos libaneses. Eles foram entregues às autoridades do Líbano, anunciou a agência estatal libanesa ANI.

"Os dois pilotos turcos foram libertados e agora estão com a Segurança Geral Libanesa em Beirute", informou a ANI.

Crianças morrem de desnutrição

A ONU pediu "a todas as partes que cessem imediatamente as hostilidades na localidade de Mouadamiyat al-Sham, no subúrbio de Damasco, para permitir um livre acesso às associações humanitárias" que tentam "retirar os civis, fornecer medicamentos e prestar os cuidados necessários".

A chefe de Operações Humanitárias das Nações Unidas, Valérie Amos, afirmou que "milhares de famílias" estão "presas em outras cidades em toda a Síria", devastada pelos combates entre soldados e rebeldes.

Na sexta-feira, em uma condenação ao cerco do Exército a cidades próximas à capital síria, os Estados Unidos já tinham exigido que o regime Assad permitisse o acesso a comboios de ajuda para civis bloqueados.

Há um "número sem precedentes de crianças que morrem de doenças ligadas à desnutrição", havia lamentado a porta-voz da diplomacia americana, Jennifer Psaki.

Segundo os moradores de Mouadamiyat al-Sham, os alimentos são raros. Um xeque chegou a dizer que havia emitido um decreto religioso autorizando as pessoas a comerem gatos e cães.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou dois casos suspeitos de poliomelite na Síria, uma doença altamente contagiosa que não era registrada neste país desde 1999.

Brahimi em viagem

Enquanto a guerra já deixou mais de 100.000 mortos em dois anos e meio, a ONU e os Estados Unidos seguem se esforçando para organizar uma conferência internacional de paz, no mês que vem em Genebra.

O mediador das Nações Unidas, Lakhdar Brahimi, chegou neste sábado ao Egito, onde se reunirá com o chanceler Nabil Fahmy neste sábado e no domingo com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi. Depois, ele viajará a Damasco e Teerã.

Também para preparar essa conferência, o secretário de Estado americano, John Kerry, participará na terça, em Londres, da reunião dos "Amigos da Síria", o grupo que reúne os países que apoiam a oposição (Estados Unidos, Reino Unido, Turquia, Arábia Saudita e Catar, entre outros).

Apesar disso, o encontro promete ser muito complicado, já que a oposição está dividida, e seu principal componente, o Conselho Nacional Sírio (CNS), já disse que não vai negociar com o regime.

O CNS justificou sua postura referindo-se à péssima situação no país. Na periferia de Damasco, em particular, os moradores estão bloqueados pelos combates e bombardeios diários, e sofrem com a escassez de alimentos e medicamentos.

A comunidade internacional está buscando novamente uma solução diplomática, pouco mais de um mês depois do acordo entre Moscou e Washington sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio.

Esse acordo foi concluído no momento em que os Estados Unidos ameaçavam atacar alvos do regime, acusado de cometer um ataque com armas químicas perto de Damasco no dia 21 de agosto.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), encarregada de supervisionar a destruição desse arsenal, disse na sexta que havia verificado 14 das mais de 20 instalações indicadas pelo governo.

Kerry propôs transportar as armas químicas sírias de barco para "fora da região" para destrui-las em condições seguras, mas a Rússia considerou neste sábado que a proposta é "prematura".

"Os especialistas estão estudando diferentes opções e meios técnicos de destruir as armas químicas sírias, inclusive fora da Síria", indicou a chancelaria russa.

"Como este trabalho ainda não terminou, em nossa opinião, é prematuro falar de um meio específico", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)