(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Os indesejáveis restos dos chefes nazistas


postado em 17/10/2013 18:55

A maior parte dos líderes nazistas foi cremada e suas cinzas, espalhadas ou enterradas em segredo para evitar que seus túmulos se tornem local de peregrinação de militantes da extrema direita.

Atualmente, na Itália, os funerais do criminoso nazista Erich Priebke, que morreu na sexta-feira passada aos 100 anos, acabaram virando uma dor de cabeça para as autoridades italianas.

O Centro Simon-Wiesenthal considera que a cremação é a "solução mais eficaz para que não reste um rastro de um criminoso nazista como Priebke", o capitão das SS responsável pelo massacre de 335 civis (sendo 75 judeus) nas Fossas Ardeatinas de Roma, em 1944.

- Adolf Eichmann: o responsável pela logística da "solução final" morreu enforcado em 1962 após o seu julgamento em Jerusalém. Seu corpo foi cremado em um crematório construído no pátio da prisão onde era mantido e suas cinzas foram espalhadas pelo Mediterrâneo longe das águas territoriais israelenses.

- Rudolf Hess: os restos daquele que foi o braço direito de Hitler foram exumados em 2011 e o túmulo que ficava em um cemitério da Baviera (sul da Alemanha), onde havia sido enterrado 24 anos antes, foi destruído. A exumação, pouco antes do aniversário de sua morte, foi realizada sem público e sem a imprensa. "Esperamos não voltar a ter esse fantasma", disse um político da região.

- Martin Bormann: as cinzas do secretário particular de Hitler foram espalhadas no Báltico fora das águas territoriais alemãs em 1999. A Procuradoria de Frankfurt ordenou a incineração dos restos sem o conhecimento da opinião pública. Segundo o magistrado da Procuradoria, a operação foi secreta em uma tentativa de "evitar a qualquer preço que fosse erguido um memorial em alguma parte".

- Joseph Goebbels: em 1970, a KGB teve que devolver ao governo da Alemanha Oriental o lugar onde o chefe da propaganda nazista havia sido enterrado (com sua família) após o seu suicídio em 1945. A KGB (serviço secreto russo) se encarregou de cremar os corpos e de espalhar as cinzas no rio Elba.

- Sandor Kepiro: falecido em 3 de setembro de 2011, aos 97 anos, ele estava na lista dos principais criminosos nazistas procurados pelo Centro Simon-Wiesenthal. Suspeito de ter cometido crimes de guerra em 1942 na Sérvia, ele foi absolvido em julho de 2011 por falta de provas. Foi enterrado em Sarkad, pequena cidade situada 243 km a sudeste de Budapeste, perto da fronteira com a Romênia. Seu enterro não despertou polêmica.

- Heinrich Himmler: o chefe da Gestapo cometeu suicídio em 1945. Seu corpo foi enterrado em um lugar não revelado na região de Luneburgo (Baixa Saxônia).

- O corpo de Hermann Goering, antigo comandante da Luftwaffe, que se suicidou em 1945 durante o julgamento de Nuremberg, foi cremado e suas cinzas, espalhadas no rio Isar, afluente do Danúbio.

As circunstâncias exatas do suicídio de Adolf Hitler com um tiro em seu bunker em Berlim, em 1945, assim como a identificação de seus restos e seu destino -que, ao que parece, foram incinerados no local- continuam sendo um mistério.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)