(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE fornece veículos blindados aos inspetores da OPAQ na Síria


postado em 11/10/2013 09:46

A União Europeia (UE) fornecerá novos veículos blindados aos inspetores responsáveis por supervisionar o desarmamento de armas químicas na Síria, anunciou nesta sexta-feira o bloco europeu após a notícia de que a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) foi premiada com o Nobel da Paz.

"Assinamos hoje um contrato para fornecer dez veículos blindados aos especialistas da OPAQ", declarou Michael Mann, porta-voz do serviço diplomático da UE.

Estes novos veículos, que chegarão a Beirute na próxima semana, se somam aos 25 que já foram enviados pela UE. Seu custo chega a dois milhões de euros, disse Mann.

A missão conjunta da ONU e da OPAQ começou nos últimos dias com a mobilização de dois grupos de especialistas. A mobilização alcançará uma centena de homens, com uma base operacional em Damasco e outra no Chipre.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu que os inspetores estavam expostos a um risco sem precedentes nesta missão na Síria, onde as forças governamentais e os grupos rebeldes se enfrentam há dois anos e meio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)