(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inspectores de armas químicas iniciam segundo dia de missão na Síria


postado em 02/10/2013 10:31

Os inspetores internacionais encarregados da destruição das armas químicas da Síria iniciaram nesta quarta-feira o segundo dia de uma missão especialmente complicada e realizada em meio à guerra civil do país.

Os 19 inspetores da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), que chegaram na véspera a Damasco, acompanhados de 14 empregados da ONU, foram enviados à Síria depois de um acordo entre Moscou e Washington que permitiu impedir uma intervenção militar estrangeira contra o regime de Bashar al Assad.

"Nos próximos dias, devem começar seus esforços para verificar as informações proporcionadas pelas autoridades sírias", informou a ONU em um comunicado, que acrescenta que isso deve ser concluído até 1º de novembro.

Os especialistas devem iniciar o inventário do arsenal químico em aplicação de uma histórica resolução da ONU sobre a destruição de armas químicas, um missão muito ambiciosa e perigosa, já que é realizada em um país em guerra.

Os inspetores da OPAQ chegaram ao país um dia após a partida dos especialistas da ONU, que investigaram sete supostos casos de utilização de armas químicas denunciados pelo regime ou pela oposição. Eles entregarão seu relatório no fim de outubro.

Segundo especialistas em desarmamento, a Síria possui mais de 1.000 toneladas de armas químicas, entre elas 300 toneladas de gás mostarda e sarin, distribuídas em 45 locais diferentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)