(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rato-toupeira-pelado revela segredos sobre sua excepcional longevidade


postado em 30/09/2013 21:04

O rato-toupeira-pelado, um pequeno roedor de aparência desagradável, porém objeto de curiosidade dos cientistas por ser capaz de viver 30 anos, continua revelando alguns segredos sobre sua excepcional longevidade, revelou um estudo difundido esta segunda-feira nos Estados Unidos.

O organismo do 'Heterocephalus glaber' produz proteínas quase perfeitas, descobriram biólogos da Universidade de Rochester, cujo estudo é publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS, na sigla em inglês).

As proteínas estão envolvidas em quase todas as funções do corpo e por isso são essenciais a todos os organismos vivos.

Mas, segundo os cientistas, para que estas proteínas possam cumprir suas funções, em primeiro lugar devem tomar a forma que lhes permita se integrar e interagir de forma eficaz com as demais estruturas celulares.

Os cientistas descobriram que entre os ratos-toupeiras-pelados, o ribossoma, a "máquina" que sintetiza as proteínas, é único.

Quando o ribossoma junta aminoácidos para criar uma proteína podem acontecer erros. Mas neste roedor, as proteínas fabricadas por suas células têm 40% menos probabilidades de conter um erro que, por exemplo, o organismo dos ratos.

"É importante porque proteínas sem alterações permitem que o corpo funcione de forma mais eficaz", explicou Andrei Seluanov, da Universidade de Rochester, um dos autores do estudo.

"Embora se trate de uma pesquisa básica, esperamos que nossa descoberta impulsione outros trabalhos sobre as formas de melhorar a síntese das proteínas" com eventuais tratamentos para humanos ao fim do caminho, disse Vera Gorbunova, da mesma universidade.

Os dois cientistas tinham publicado em junho um estudo na revista britânica Nature no qual mostravam porque o rato-toupeira-pelado não sofria câncer. Nunca foi descoberto um caso de câncer neste animal que vive no leste da África. Seluanov e Gorbunova descobriram que a presença de ácido hialurônico impede que as células do roedor se aglutinem e formem tumores.

Embora as pesquisas sobre o câncer sejam com frequência realizadas com ratos, estes dois biólogos decidiram, ao contrário, estudar animais que parecem resistir a eles.

Os ratos têm uma expectativa de vida de dois anos na falta de predadores, enquanto o rato-toupeira-pelado possa viver até os trinta anos, apesar de sua constituição delgada. Um exemplar adulto mede cerca de oito centímetros e pesa 35 gramas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)