(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Austríacos vão às urnas


postado em 29/09/2013 11:04

Os austríacos votam neste domingo para renovar seu Parlamento em eleições legislativas que devem manter no poder a coalizão formada pelos social-democratas e conservadores.

Os colégios eleitorais abriram às 04h00 GMT (01h00 no horários de Brasília) para que os cerca de 6,4 milhões de eleitores escolham os 183 membros do Conselho Nacional, a Câmara Baixa do Parlamento.

As primeiras estimativas serão divulgadas às 12h30 GMT, e os resultados preliminares às 17h30 GMT, meia hora após o fechamento das urnas.

Afetados por escândalos de corrupção, os social-democratas do SPÖ e os conservadores do ÖVP, que compartilham o poder desde 2008, podem ser obrigados a buscar um terceiro parceiro no governo, pela primeira vez na história do país.

Muitos eleitores, em busca de uma mudança, podem optar pelo Partido da Liberdade, de extrema-direita, pelos Verdes, ou por pequenos grupos como o Nova Áustria (NEOS).

O SPÖ e o ÖVP, liderados respectivamente pelo chanceler Werner Faymann e pelo ministro das Relações Exteriores Michael Spindelegger, dominam a política austríaca desde 1945, muitas vezes em uma "grande coalizão".

A campanha eleitoral se focou na questão dos impostos, aposentadorias e no desemprego, apesar de o país ter a menor taxa de desemprego da União Europeia, com 4,8%.

A ascensão da extrema-direita também pode ser um problema para o governo de coalizão.

No entanto, é improvável que obtenha um lugar na coalizão, após os protestos que se seguiram a sua entrada no governo, em 2000.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)