(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA assinam tratado sobre comércio de armas convencionais


postado em 25/09/2013 11:46

Os Estados Unidos assinaram nesta quarta-feira o primeiro tratado que regulamenta o comércio de armas convencionais.

O texto foi assinado na sede da ONU em Nova York pelo secretário de Estado John Kerry. Os Estados Unidos são responsáveis por 30% desse mercado, avaliado em 80 bilhões de dólares por ano.

O tratado, que agora deve ser ratificado pelo Congresso americano, pretende regular as transações ao obrigar os países a verificar se existe um risco de que as armas vendidas possam ser utilizadas para realizar crimes de guerra e genocídio.

Contrários durante muito tempo a este texto adotado em abril pelas Nações Unidas, os Estados Unidos conseguiram fazer que o tema das munições fosse tratado em separado, com controles menos rigorosos.

Em discussão há sete anos, o tratado é o primeiro grande texto internacional sobre o desarmamento desde o tratado de proibição de testes nucleares de 1996.

Mas o poderoso lobby das armas de fogo nos Estados Unidos, o NRA, teme que esta convenção internacional limite o direito dos americanos a portar armas, um tema em pleno debate no país depois de uma sucessão de tiroteios mortais.

O mais recente deixou 12 mortos em uma base naval de Washington, em 16 de setembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)