(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Merkel e oposição estáveis nas pesquisas


postado em 17/09/2013 11:10

A cinco dias das eleições legislativas alemãs, os conservadores da chanceler Angela Merkel e a oposição social-democrata permanecem estáveis, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, o que reforça a possibilidade de uma "grande coalizão" entre os dois partidos.

Segundo uma pesquisa do instituto Forsa para a revista Stern, a CDU/CSU de Merkel permanece na liderança com 39% das intenções de voto, mas seu aliado liberal na coalizão registrou queda de um ponto, a 5%, o limite necessário para ter deputados no Parlamento.

Os social-democratas do SPD permanecem com 25% e não parecem afetados pela polêmica provocada por seu candidato Peer Steinbrück, que apareceu em uma foto fazendo um gesto obsceno com um dedo.

A esquerda radical Die Linke continua com 10% e os Verdes com 9%, segundo a pesquisa.

O instituto Forsa não prevê maioria para o bloco de direita (CDU/CSU, liberais), que receberia 44% dos votos, nem para a aliança SPD, Verdes e Die Linke, que também ficaria com 44%.

Diante desta situação, uma grande coalizão entre conservadores de Merkel e social-democratas é considerada plausível pelos especialistas.

A pesquisa mostra ainda que 53% dos alemães desejam a permanência de Merkel como chanceler e apenas 26% defendem um governo dirigido por Peer Steinbrück.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)