(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre diretor cubano do polêmico "Alicia en el pueblo de Maravillas"


postado em 16/09/2013 12:40

O cineasta Daniel Díaz Torres, que em 1990 dirigiu a controversa sátira política "Alicia en el pueblo de Maravillas", faleceu nesta segunda-feira em Havana aos 64 anos, informou o site oficial Cubadebate.cu.

"Na madrugada desta segunda-feira faleceu em Havana Daniel Díaz Torres, destacado e multipremiado diretor de cinema cubano, vítima de uma penosa enfermidade", afirma o Cubadebate a respeito de um câncer.

Ele iniciou a carreira como documentariasta em 1975 e entre 1977 e 1981 dirigiu quase uma centena de edições do noticiário ICAIC Latinoamericano.

Em 1990 dirigiu "Alicia en el pueblo de Maravillas", uma sátira política da sociedade cubana. A exibição do filme nos cinemas de Havana provocou tensão em 1991 e o longa-metragem ficoui pouco tempo em cartaz.

Também dirigiu os filmes "Quiéreme y verás" (1995), "Kleines Tropicana" (1997), "Hacerse el sueco" (2000), "Camino al Edén" (2007) e "Lisanka" (2009).

Díaz Torres, que ao longo da carreira recebeu muitos prêmios e menções em festivais internacionais, trabalhava desde 1986 na Escola Internacional de Cinema e TV de Havana, segundo o Cubadebate.

Também era membro do Comitê de Cineastas da América Latina e fundador do conselho superior da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)