(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Relatório de inspetores da ONU está pronto

O documento será entregue neste fim de semana, mas não há data confirmada para sua divulgação


postado em 13/09/2013 15:00

O chefe dos inspetores de armas químicas da Organização das Nações Unidas (ONU), Ake Sellstrom, afirmou hoje à Associated Press que sua equipe já concluiu o relatório sobre o ataque ocorrido na madrugada de 21 de agosto em Ghouta, nos arredores de Damasco, e disse que o documento será entregue ao secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon, no fim de semana em Nova York.

Em conversa por telefone com a Associated Press, Sellstrom disse não saber com exatidão quando o relatório será divulgado ao público, já que a decisão cabe a Ban, mas confirmou que o documento está pronto. Ele se recusou a falar sobre as conclusões dos inspetores.

Pouco antes, Ban declarou que os especialistas da ONU irão confirmar que armas químicas foram realmente usadas em Ghouta. Embora o relatório não vá indicar quem realizou o ataque, Ban disse ainda que o presidente da Síria, Bashar Assad, "cometeu vários crimes contra a humanidade".

Os inspetores liderados por Sellstrom foram incumbidos de determinar se agentes químicos foram usados no ataque em Ghouta, que deixou centenas de mortos, sem necessariamente apontar um responsável pelo massacre.

Ban falou sobre o uso de armas químicas em um encontro com um grupo de mulheres. Ele não sabia que o evento estava sendo televisionado. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)