(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA responderão a preocupações brasileiras após denúncias de espionagem


postado em 09/09/2013 18:46

O governo dos Estados Unidos dará uma resposta por meios diplomáticos a "qualquer preocupação" brasileira relacionada às atividades de interceptação eletrônica e espionagem em seu território, afirmou nesta segunda-feira a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.

"Estamos de acordo que nossa relação permanece vital e que precisamos avançar em assuntos econômicos e diplomáticos, e também em outros. Por isso, atenderemos a qualquer preocupação, como já dissemos, em canais diplomáticos sobre relatórios de atividades de inteligência", disse Harf durante uma entrevista coletiva à imprensa.

Para Harf, as relações dos Estados Unidos com o Brasil representam "uma associação importante", o que torna fundamental que os americanos sigam com o governo brasileiro.

As relações entre Estados Unidos e Brasil ficaram visivelmente deterioradas após a divulgação de documentos vazados pelo ex-analista de inteligência americano Edward Snowden que mostram detalhes da interceptação eletrônica e telefônica de autoridades brasileiras, incluindo um telefone celular da presidente Dilma Rousseff, por parte de agentes americanos.

O governo brasileiro considerou "inadmissível e inaceitável" a espionagem sobre Dilma.

Ela e o presidente americano, Barack Obama, tiveram na semana passada um breve encontro em paralelo à cúpula do G20 em São Petersburgo. Obama se comprometeu a dar explicações "até a quarta-feira" desta semana.

Uma nota publicada no blog oficial da Presidência brasileira indicou que nesse encontro Obama "assumiu a responsabilidade direta e pessoal pela investigação das denúncias de espionagem".

Dilma tem uma viagem oficial a Washington marcada para o dia 23 de outubro. No momento, a viagem está confirmada, mas a Presidência brasileira adiou na semana passada a viagem de uma missão preparatória para a visita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)