(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Uruguaio que passou quatro meses perdido nos Andes se recupera bem

Gomez Cincunegui foi encontrado próximo a um abrigo na cordilheira andina, a 4.500 metros de altura


postado em 09/09/2013 14:01 / atualizado em 09/09/2013 14:40

O quadro de saúde do uruguaio de 58 anos que ficou quatro meses perdido na Cordilheira dos Andes e foi resgatado no domingo "evolui muito bem" em um hospital de San Juan, no oeste da Argentina, informou nesta segunda-feira à AFP um porta-voz oficial.

"Ele está lúcido e de bom humor, apesar de ter passado por um caso grave de desidratação. Sua família o visitou há apenas alguns minutos na UTI", disse Rodrigo Belert, porta-voz do hospital Rawson.

Trecho do vídeo do resgate de Gomez Cincunegui, perdido há quatro meses nos Andes.(foto: AFP/Reprodução)
Trecho do vídeo do resgate de Gomez Cincunegui, perdido há quatro meses nos Andes. (foto: AFP/Reprodução)
Gomez Cincunegui saiu em uma viagem de moto do Uruguai rumo ao Chile, mas o veículo apresentou problemas e ele decidiu ir a pé para o outro lado da Cordilheira, onde se perdeu e ficou sem ter como se comunicar com a família. Belert revelou que Gomez "poderá ser transferido em 24 horas para Montevidéu, no avião que trouxe sua família, que foi especialmente enviado pelo Uruguai".

Helicópteros da Aeronáutica saíram de San Juan (cidade localizada 1260 km a oeste de Buenos Aires) e o encontraram no domingo, sentado perto de um abrigo, a 4.500 metros de altura. De acordo com o relatório dos oficiais, o homem sobreviveu alimentando-se de açúcar e de uvas passas, suprimentos emergenciais que muitas vezes são deixados nos abrigos da montanha.

"Foi um milagre, graças a Deus ele está vivo", falou, emocionada, Irma Cincunegui, mãe de Raul, que lembrou que a família havia recebido a última notícia sobre Gomez em 11 de maio. "Ele tinha ido ao Chile passear, sua moto quebrou e, depois de alguns dias, ele subiu a montanha e ficou preso por causa da neve. Ele não se planejou para a neve porque quando subiu a montanha não havia neve", disse.

De acordo com a mulher, andar de moto é um dos passatempos favoritos de Gomez, que tem parentes no Chile, onde vive sua sogra, e um amigo na Argentina, em Mendoza, o que fez com ele decidisse fazer a viagem.

O caso lembra o acidente de avião ocorrido em 13 de outubro de 1972, quando uma aeronave que levava os membros da equipe de rúgbi uruguaia Old Christians para Santiago do Chile caiu nos Andes, a 3500 metros de altitude. O acidente deixou 29 mortos, enquanto 16 uruguaios foram resgatados vivos, depois de terem passado 72 dias isolados na Cordilheira, um feito extraordinário que deu origem a livros e a um filme.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)