(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA dizem que quebra de códigos revelada por Snowden 'não é novidade'


postado em 06/09/2013 14:04

Os vazamentos de informação que revelaram como os espiões americanos decodificaram as comunicações on-line não são novidade porque quebrar os códigos é parte de seu trabalho, sustentou o órgão diretor da inteligência americana nesta sexta-feira.

"Embora os detalhes de como nossas agências de inteligência realizam esta missão 'cryptanalytic' (análises de códigos) tenham sido mantidos em segredo, o fato de que a missão da NSA (Agência de Segurança Nacional) inclui decifrar as comunicações codificadas não é um segredo, e não é notícia", disse o Gabinete do Diretor Nacional de Inteligência (ODNI) em um comunicado.

"Quase não deveria surpreender o fato de nossas agências de inteligência buscarem maneiras de contrabalançar o uso de códigos por parte de nossos adversários", afirmou o ODNI.

Mas as revelações aos jornais acerca de como a NSA, junto com os serviços de espionagem britânicos, decifraram os dados sob codificação poderiam ajudar os inimigos dos Estados Unidos, indicou o organismo.

"Ao longo da história, as nações utilizaram a criptografia para proteger seus segredos, e hoje em dias os terroristas, os criminosos cibernéticos, traficantes de humanos e outros também utilizam códigos para ocultar suas atividades", destacou a ODNI.

"Nossa comunidade de inteligência não estaria fazendo seu trabalho se não tentássemos contrabalançar isso", disse o Gabinete.

O ODNI sustentou que o site da NSA inclui a criptografia ao descrever sua missão.

A declaração foi feita um dia após as últimas revelações acerca do alcance da vigilância eletrônica americana, a partir do vazamento de documentos secretos pelo ex-consultor da inteligência dos Estados Unidos, Edward Snowden.

Documentos entregues por Snowden ao The Guardian, ao The New York Times e ao ProPublica indicam que os Estados Unidos e as agências de inteligência britânicas violavam os códigos supostamente seguros utilizados para proteger e-mails de cidadãos, transações bancárias e conversas telefônicas em território americano e em outros países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)