(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Snowden revela que Estados Unidos e Grã Betanha podem decifrar códigos na Internet

Um programa secreto chamado Bullrun seria capaz de decifrar inclusive conversas online, telefônicas, senhas e documentos criptografados.


postado em 05/09/2013 19:19 / atualizado em 05/09/2013 19:34

As agências de Inteligência de Estados Unidos e Grã-Bretanha têm capacidade para decifrar os sistemas criptográficos utilizados para proteger e-mails, transações bancárias e conversas telefônicas pela Internet, revelam documentos divulgados pelo ex-consultor americano Edward Snowden.

Os relatórios apontam que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) e a britânica GCHQ têm acesso a diferentes sistemas criptográficos graças a supercomputadores e à cooperação de empresas de alta tecnologia, por vezes através de ordem judicial, afirmam os jornais The New York Times, The Guardian e ProPublica.

Segundo os documentos revelados por Snowden - acusado de espionagem nos EUA e asilado na Rússia, um programa secreto chamado Bullrun permite decifrar tudo o que está codificado na Internet, incluindo conversas on-line, telefônicas, senhas e documentos criptografados.

"Quebrar os códigos" é a primeira missão da NSA, a agência de Inteligência encarregada das interceptações de comunicações eletrônicas criada em 1952.

Funcionários americanos da área de inteligência entraram em contato com o Times e o ProPublica para tentar impedir a publicação dos artigos, temendo uma mudança dos sistemas de criptografia utilizado pelos "alvos estrangeiros".

The New York Times destaca que apesar de a capacidade de decifrar comunicações secretas possa ajudar a prevenir atentados, a prática pode ter "consequências imprevisíveis para a segurança das comunicações".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)