(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova York vive o frenesi de uma nova edição da Semana de Moda


postado em 05/09/2013 16:10

Com o desembarque da marca espanhola Desigual e o primeiro desfile dedicado às mulheres "cheinhas", a Semana de Moda começa nesta quinta-feira em Nova York dando o start para a temporada primavera-verão 2014 em Londres, Milão e Paris.

Até a próxima quinta-feira, 12 de setembro, acontecem na Big Apple cerca de 350 desfiles, com um público esperado de cerca de 100.000 pessoas entre estilistas, modelos, maquiadores, cabelereiros, jornalistas blogueiros, fotógrafos e, claro, compradores e fashionistas.

Da América Latina chega a caravana de estilistas argentinos, que neste ano conta com Agostina Bianchi, Mariana Dappiano, Marcelo Giacobbe, Daniela Sartori, Tenaz, Viviana Uchitel e Fabian Zitta.

O venezuelano Angel Sánchez desfila na segunda-feira, assim como a chilena María Cornejo.

O epicentro do evento é o Lincoln Center, perto do Central Park, sede oficial da Semana de Moda nova-iorquina, mas acontecem desfiles em toda a cidade, das margens do rio Hudson até os terraços dos hotéis, passando por galerias de arte no Chelsea.

Como uma semana parece não ser suficiente, antes do primeiro desfile de quinta-feira pela manhã, reservado tradicionalmente a Nicholas K, cerca de vinte criadores apresentarão suas coleções na quarta-feira à noite.

Duas marcas europeias fazem sua estreia este ano nas passarelas de Nova York: a espanhola Desigual, que também abre uma loja na Quinta Avenida, e a britânica AllSaints, que com duas apresentações marcadas para sábado e domingo promete "rever o formato do desfile tradicional".

Eden Miller, uma estilista nova-iorquina que criou sua marca Cabiria em abril passado, promete causar polêmica na sexta-feira com uma coleção para mulheres "cheinhas" no Lincoln Center, no início de uma apresentação de seis estilistas sob a batuta do Fashion Law Institute.

"É fantástico, é uma honra incrível", disse Miller em entrevista à AFP, prometendo para seu desfile uma mistura de cores e estampas para looks com cortes cuidadosamente estruturados para as curvas femininas.

-- Ao vivo pela internet --

Para os amantes da moda, a Semana de Moda de Nova York está mais acessível do que nunca. Todos os desfiles serão transmitidos ao vivo na internet, no site mbfashionweek.com, no Facebook e no YouTube.

Alguns estilitas farão o mesmo em seus próprios sites, e legiões de blogueiros comentarão ao vivo as coleções, com fotos espalhadas nas redes sociais.

Nos últimos dias voltou à tona o debate sobre a possibilidade de que a Semana de Moda, que mudou do Bryant Park para o Lincoln Center em 2010, volte a mudar de sede em 2015, quando termina o atual contrato.

"Não sabemos se o Lincoln Center continuará", disse ao jornal New York Times a presidente do Conselho de Estilistas Americanos (CFDA na sigla em inglês), Diane Von Furstenberg.

Em março passado, foi apresentada um pedido contra a instalação das gigantescas tendas duas vezes por ano no local, que funciona como um parque durante o resto do ano.

A isso se soma as conhecidas reticências de alguns estilitas em relação a um lugar cheio de gente em que os patrocinadores se mostram abertamente.

Esta nova edição da Semana de Moda de Nova York será marcada pelo fim da Fashion Night out, a glamourosa noite de compras criada em 2009 para impulsionar as vendas e que não trouxe os resultados esperados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)