(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dois argelinos repatriados de Guantánamo


postado em 29/08/2013 09:46

Dois prisioneiros argelinos do presídio militar americano de Guantánamo foram repatriados para seu país, anunciou nesta quinta-feira o Pentágono em um comunicado.

"Nabil Said Hadjarab e Mutia Sadiq Ahmad Sayyab foram entregues ao governo argelino", assegurou o departamento de Defesa.

Esta repatriação faz parte dos esforços do governo americano para fechar o centro de detenção americnao situado na ilha de Cuba, como anunciou a Casa Branca em julho.

O último detido transferido foi o canadense Omar Jadr, que foi enviado a seu país em setembro de 2012.

Atualmente restam 164 presos em Guantánamo.

"Os Estados Unidos reconhecem a boa vontade do governo argelino de apoiar os atuais esforços para fechar o centro de detenção de Guantánamo", afirmou o Pentágono.

Os dois países realizaram uma coordenação apra assegurar a transferência dos prisineiros dentro das medidas humanitárias e de segurança apropriadas, segundo o departamento de Defesa.

O presidente Barack Obama prometeu fechar Guantánamo quando assumiu o poder em 2009, mas quatro anos depois o centro de detenção - que começou a funcionar depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 - continua aberto.

A grande maioria dos presos nunca foi julgada ou mesmo indiciada. Dezenas deles realizam uma greve de fome há meses para protestar por esta situação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)